Como saber o consórcio é para você?
Contratar consórcio é uma opção interessante para ajudar na realização de planos específicos, como comprar um imóvel, um carro, realizar eventos ou contratar serviços de custo elevado. Nesse tipo de contrato, o consorciado paga as mensalidades acordadas e participa de um grupo, com outras pessoas que têm o mesmo objetivo.
Mensalmente são feitos sorteios em assembleia para a contemplação, que dará a carta de crédito ao consorciado para adquirir o bem ou serviço contratado. Por isso, não há uma data exata para ter acesso ao bem, isso pode acontecer no início, no transcorrer ou no término do contrato.
Portanto, é preciso avaliar algumas questões para ter certeza de que essa é a opção ideal de contrato para o seu perfil. Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, listamos algumas situações em que vale a pena contratar consórcio para facilitar a decisão. Acompanhe!
Quando compensa contratar consórcio?
O consórcio é conhecido por ser uma alternativa com melhor custo-benefício: não possui taxas de juros como os praticados em empréstimos e financiamentos, sofrendo apenas reajustes para manter o poder de compra referente ao valor do bem consorciado.
Dessa forma, o contratante paga o valor da parcela com a taxa de administração e o seguro, e só haverá juros nos casos de atraso no pagamento das parcelas. Porém, apesar desses benefícios do contrato, surgem dúvidas se realmente vale a pena optar por consórcio. Nesse caso, o ideal é conhecer as principais situações em que compensa contratar o consórcio e descobrir por que isso faz sentido.
Pode esperar para comprar o bem ou serviço
É comum iniciar o planejamento para aquisições maiores com antecedência, como compra de imóvel, troca de carro, realização de eventos como casamento ou formatura, viagens, entre outros. Tudo isso pode ser adquirido via consórcio, porém é necessário ter prazo flexível para a aquisição.
Tenha em mente que é necessário aguardar a contemplação, que depende de sorteio ou lance. Mesmo nos casos em que o consorciado oferece lances para antecipar o recebimento da carta de crédito, não há certeza quanto à data em que será contemplado. Por isso, essa modalidade é mais indicada para quem planeja com calma.
Quer fugir dos juros aplicados em financiamentos?
Os financiamentos são conhecidos pelas altas taxas envolvidas: além dos juros, bancos podem incluir tarifas que encarecem a compra. Assim, se você procura um CET mais baixo e menos taxas extras, o consórcio pode ser a solução ideal.
Além do valor das parcelas, você somente arcará com a taxa fixada pela administradora e os reajustes contratuais. Isso garante um investimento mais acessível e um melhor custo-benefício.
Precisa de mais disciplina para economizar?
Na teoria, economizar é simples: avaliar o orçamento, verificar os valores que podem ser guardados mensalmente e evitar gastos supérfluos. Porém, na prática, muitas pessoas têm dificuldade em não utilizar o dinheiro que sobra depois de quitar todas as obrigações.
Se isso acontece com você, contratar um consórcio pode ser uma boa alternativa para organizar seu plano financeiro. Ao assumir o compromisso de pagar parcelas mensais, você se obriga a manter a disciplina e direcionar recursos para o objetivo.
Prefere ter poder de compra para negociar à vista?
A carta de crédito funciona como pagamento à vista, já que o vendedor recebe o valor diretamente da administradora. Por isso, você pode garantir condições melhores de negociação na compra.
Mesmo com financiamento também sendo pago em parcela única, o processo pode demorar e reduzir seu poder de barganha. Quando se trata de contratação de serviços, como fornecedores de eventos ou viagens, a quitação à vista se torna ainda mais vantajosa.
Deseja ter flexibilidade para usar o crédito?
A carta de crédito possui flexibilidade para aquisição de bens ou serviços conforme a modalidade escolhida. Por exemplo, um consórcio imobiliário permite adquirir casas, apartamentos, terrenos ou quitar financiamentos.
Caso o valor desejado seja inferior à carta, você pode utilizar o saldo para custos extras. Se for superior, negociações podem ser feitas. Tudo isso conta com flexibilidade real.
Quando não vale a pena contratar um consórcio?
Apesar das vantagens, existem situações em que essa opção não se encaixa:
- Quando há urgência na aquisição;
- Falta de condição para assumir parcelas;
- Incapacidade ou desinteresse em realizar lances antecipados.
Antes de contratar, faça uma avaliação financeira completa e consulte uma administradora de consórcio autorizada, como a Paraná Consórcios, que trabalha com critérios rigorosos e bons resultados no mercado.
Com diversas modalidades, a Paraná Consórcio oferece planos que encaixam no seu perfil, com apoio especializado e transparência. Faça sua simulação e consulte uma equipe pronta para ajudar a realizar seu sonho com segurança e planejamento.
VOLTAR